Skip to main content

Veja como ganhar dinheiro com salgados

Para iniciar esse artigo já aviso que esse é um negócio de baixo investimento, que abre oportunidades para quem quer ser dono do próprio negócio!

Você tem a possibilidade de iniciar a fabricação de salgados na cozinha da sua casa, sem ter que investir em sala comercial e maquinários. Este modelo de negócio é milenar, mas que ainda permanece em destaque no mercado e cada vez mais promissor e lucrativo, com diferentes sabores e formatos de vendas.

É um bom negócio? Sim. No entanto todo negócio por mais simples e pequeno que seja é necessário ter um bom planejamento e execução. Ter um atendimento diferenciado, Ser comprometido com seus clientes, Trabalhar sempre com produtos de qualidade e higiene, se qualificar e aprimorar seus sabores, isto com certeza farão diferença no seu negócio.

Qual direção devo tomar para iniciar um negocio de salgados?

Antes de tudo você tem que ter certeza que deseja investir no ramo de alimentação, e não se aventurar, pois, o seu objetivo influenciará no desempenho do negócio.

Essa parte separei em alguns passos, pois fica mais fácil de entender. Então vamos lá.

Primeiro passo:

Curso e Qualificação. Fazer este curso que lhe dê condições e segurança para iniciar o seu negócio e qualificar-se sempre. 

Segundo passo:

Modelo de Negócio. Definir o modelo de negócio, estabelecer como você irá atender seus clientes, existem infinitas formas, mas para quem é iniciante talvez seja viável começar pequeno, fabricar em casa e vender (de porta em porta nas regiões comercias da sua cidade, Revender para lanchonetes, eventos sociais, corporativos, festas de aniversário, de casamento, chá (bar, bebê, panela), em reuniões entre amigos enfim inúmeras possibilidades). 

Terceiro passo:

Pesquisa de Mercado. Deve ser feito uma pesquisa de mercado na região onde você pretende trabalhar. Conhecer quais são os salgados que fazem sucesso entre os seus futuros clientes, normalmente são os salgados tradicionais tais como: Pastel de Carne, Coxinha, esfiha, disco…

Conhecer seu público alvo é de suma importância para qualquer negócio, mas afinal o que é Público Alvo, são os seus futuros clientes, ou seja, os consumidores. Conhecê-los trará uma direção de como melhor atende-los.

Faça estas simples perguntas que ira encontrar seu público alvo:

Quem são meus clientes? São:

  • Adultos ou Jovens;
  • Qual a renda deles;
  • Qual é o nível educacional;
  • Quais ambientes eles frequentam.

Sempre façam perguntas e quando encontrar as respostas saberá o perfil dos seus potenciais clientes. Quarto passo Aquisição de Equipamentos e Matéria Prima.  Após ter definido os três passos anteriores, agora é hora de comprar a matéria prima e utensílios necessários. 

Para iniciar, basta comprar apenas o essencial e depois amplia e adquire novos maquinários, salvo se sua situação econômica permitir investir alto.  A matéria prima é aconselhável comprar em fardos os produtos que tem maior durabilidade tipo Farinha de trigo, óleo, mas atenção estes alimentos tem que ser bem armazenados senão comprometeram seus produtos.

Os alimentos perecíveis deve ter mais cuidado e mantê-los em ambientes e temperaturas adequadas. Vejamos abaixo os Equipamentos essenciais para iniciar seu negócio.

Equipamentos necessários para Começar a produzir em casa:

Maquinário: 

Cilindro de massa, Formas Assadeiras, Formas de plástico branco, Forminhas de modelagem de salgados (coxinha, pastel), Fogão, Forno, Freezers, Fritadeira, Liquidificador, Espumadeiras, Vasilhas, Tachos, Panelas grandes, Espátulas, mesa para trabalhar, Talheres. 

Massa de salgado frito

Ingredientes 

  • 1 litro de água;
  • 900g de farinha de trigo tipo 1;
  • 1 colher de tempero caseiro (alho, sal, pimenta de cheiro);
  • 1 tablete de caldo de galinha;
  • 1 cebola ralada;
  • 1 colher rasa de açafrão ou colorau;
  • 1 colher de margarina ou óleo.

Modo de Preparo do recheio

Primeiramente, limpe a bancada que irá trabalhar no preparo da massa, separa e coloca ao seu alcance todos os ingredientes.

  1. Leve ao fogo em uma panela grande 1 lt de água, 1 tablete de caldo de galinha, açafrão, 1 colher de margarina, e o tempero caseiro a gosto.
  2. Misture bem e quando estiver fervendo adicione a farinha aos poucos, mecha por aproximadamente 4 minutos ou até criar uma casquinha no fundo da panela e desgrudar totalmente, depois retire do fogo.
  3. Coloque a massa quente na bancada limpa e sove bem com um rolo a até ficar uniforme e você conseguir modelar o salgado.
  4. Divide a massa em pequenas porções para facilitar na modelagem. 
  5. Modele a massa com as mãos e faça do tamanho de sua preferência ou se preferir use as formas própria para modelar cada tipo de salgado.

Recheios de Salgados Fritos: Coxinha

Ingredientes do Recheio

  • 1kg peito de frango;
  • 1 colher de tempero caseiro (alho, sal, pimenta de cheiro);
  • 1 tablete de caldo de galinha;
  • 1 cebola picadinha;
  • 1 colher rasa de açafrão ou colorau;
  • 1 colher de margarina ou óleo; 
  • Cheiro verde e pimenta do reino a gosto;
  • Farinha de rosca ou farinha de mandioca fina para empanar; 
  • Óleo o suficiente para fritar.

Modo de Preparo 

  1. Fazer passo a passo da Massa para Salgados Fritos 5.1
  2. Cozinhe o frango na panela de pressão com uma pitada de sal, depois de cozido desfie o frango e reserve o caldo. Este caldo poderá ser usado para fazer a massa do salgado.
  3. Para desfiar o frango, use este truque (Depois de cozido, retire o caldo e em seguida tampa a panela, sacode bastante a panela desta forma o frango ficará desfiado em poucos minutos.
  4. Em seguida leve ao fogo uma panela para fazer o revogado de costume, acrescente óleo, 1 cebola batida no liquidificador com pouca água, e acrescente 1 tablete de caldo de galinha, açafrão, o frango, e o tempero a gosto. Se ficar muito seco pode acrescentar um pouco de água e deixar cozinhar por 5 minutos. 
  5. Depois de esfriar a massa e o recheio, já pode modelar o salgado do tamanho de sua preferência. 
  6. Para modelar a coxinha, pegue a massa proporcional ao tamanho que deseja fazer o salgado, passe um pouquinho de óleo nas mãos e faz uma bolinha, em seguida com o dedo indicador faz um furo no meio da bolinha e faz o movimento circular para abrir a coxinha. Então coloque o recheio e feche a ponta e retire o excesso.
  7. Agora e só empanar e armazenar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *